Quem Somos

O PROGRAMA ATLS

SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL E DO TRAUMA

Nos últimos 40 anos, o Colégio Americano de Cirurgiões e o seu Comitê de Trauma trabalharam no intuito de estabelecer linhas normativas de conduta para o atendimento ao paciente traumatizado.

Nesse sentido, o Comitê de Trauma promoveu e divulgou continuamente o curso de suporte avançado de vida, Advanced Trauma Life Support (ATLS), destinado a médicos.

A essência do programa ATLS é a abordagem sistematizada e compacta dos cuidados iniciais às vítimas de traumatismos. Desta feita, o ATLS permite um atendimento preciso, de alta qualidade, rápido e seguro.

A necessidade de um programa verdadeiramente confiável para o atendimento às vítimas de trauma, mereceu reconhecimento mundial desde a década de oitenta. A causa externa de morte e o número de seqüelas em franca ascensão, chamou a atenção dos países desenvolvidos e em desenvolvimento desde aquela época.

O Brasil acordou para o problema nos últimos 25 anos.
Felizmente, há hoje no país o intitulado “Capítulo Brasileiro do Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões”.

Sob a égide do Colégio Americano e com a participação organizacional do Capítulo Brasileiro, foram surgindo os núcleos estaduais para a implantação do programa ATLS.

O núcleo mineiro foi formado no seio da cirurgia do HJXXIII, através da titulação de cirurgiões devidamente treinados para o ensino do programa.

Este preparo do corpo docente ocorreu na primeira metade da década de noventa, culminando no primeiro ATLS do Estado e direcionado para os médicos do João XXIII em fevereiro de 1996.

Hoje, o ATLS é ministrado regularmente pelos cirurgiões instrutores do HJXXIII. Há regular participação de médicos-alunos de outros Estados Brasileiros, que é um indicador confiável da qualidade dos cursos.

O Núcleo Mineiro do ATLS realizou 150 cursos desde a sua implantação e treinou 2400 médicos , incluindo todos os cirurgiões da unidade de emergência do João XXIII.

O programa ATLS revolucionou a “Avaliação Inicial do Traumatizado”. O curso é obrigatório para o residente do terceiro ano de cirurgia do João XXIII e é pré-requisito para a admissão de novos cirurgiões.

Atualmente, o ATLS foi implantado em 63 países e tem sido considerado a mais importante conquista ao atendimento do traumatizado das últimas décadas.

O Serviço de Cirurgia Geral e do Trauma do HJXXIII assumiu a responsabilidade de levar a todos os médicos do Estado a possibilidade de participarem de um programa internacionalmente conhecido e aplicado. O Serviço se sente privilegiado por contribuir para com a formação do médico mineiro, principalmente os que trabalham em serviços de urgência.

O núcleo do ATLS de Minas assumiu a responsabilidade de levar a todos os médicos do Estado a possibilidade de participarem de um programa internacionalmente conhecido e aplicado. Sem dúvida, o ATLS tem contribuído definitivamente na melhoria da assistência ao politraumatizado em nosso país.

Informações sobre as datas dos cursos podem ser obtidas na secretaria do núcleo mineiro do ATLS, pelo telefone (031) 31425522, de segunda quinta, das 13:00 horas às 19:00 horas, ou pelo blog: https://atlsmgenf.wixsite.com/atlsmg